terça-feira, 23 de outubro de 2012

Alguns direitos reservados



                       
Sabe aquela banda legal, ou o filme independente que você assistiu essa semana e quis compartilhar com seus amigos, ou usar no seu trabalho escolar? Você faz ideia que isso pode não ser permitido? Entenda melhor como funcionam as regras de compartilhamento e uso de produtos dentro e fora da internet.
      Com certeza você já deve ter se deparado com um “©” desses pela internet. Ele significa Direitos Autorais, ou seja, não temos permissão para utilizar absolutamente nada do produto com fins lucrativos, que tem seus direitos autorais reservados, e o descumprimento dessa norma poderá resultar 
em muitas complicações burocráticas.
      Porém, quando um conteúdo é distribuído pela internet, fica um pouco difícil monitorar sua distribuição, mesmo porque, o grande barato da web hoje, é poder compartilhar com outros internautas tudo o que achamos interessante, legal ou engraçado. Além disso, mesmo que um produto não tenha o símbolo do Copyright, ele automaticamente está também incluso nessa norma, o que impede o autor de mesmo querendo, deixar com que utilizem em parte seu produto.
      Pensando numa solução para o compartilhamento parcial de conteúdos que podem ser distribuídos, foi criada uma entidade para que obras com Direitos Reservados tenham uma flexibilidade maior na em sua distribuição. A ideia é fazer com que um autor/criador permita o uso mais amplo de seus materiais por terceiros, sem que estes o façam infringindo as leis de proteção à propriedade intelectual. Assim é o tal Creative Commons, o símbolo mais querido por internautas do mundo todo.

Quer saber mais? Conheça o vídeo de apresentação do próprio site do Creative Commons do Brasil:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário