quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A polêmica do Iphone 5: o que pensar?

 
     Quando a Apple apresentou o iPhone 5 no mês passado, muitos especialistas de tecnologia o acharam entediante.Não sou um especialista mas achei suas mudanças banais, Na realidade, a foca esta tão entediada que resolvemos falar sobre o aparelho que tem gerado discussões sobre suas novas funcionalidades nos últimos tempos, por causa do seu novo sistema sem grandes novidades,e com erros técnicos.
     O iPhone 5 não parece um smartphone produzido em série. Estranhamente, não parece ter sido fabricado. Aliás, parece ter sido colocado na caixa já pronto. Ele é uma máquina singular, sólida e bem trabalhada.
     Sempre apreciei a qualidade dos produtos da Apple, mas não consegui imaginar como seria possível um processo de fabricação melhor para o iPhone. Afinal, todos os outros iPhones foram construídos impecavelmente. Mas a única maneira de apreciar a solidez muito superior do iPhone 5 é no uso diário. Em comparação com o iPhone 5, todos os outros aparelhos parecem um produto barato.
     Se eu disser que a coisa mais extraordinária do iPhone 5 é a “sensação” que ele transmite, poderão me acusar de ser superficial e preocupado mais com a forma do que com a função. Entretanto, acho que este argumento menospreza algo importante. Quando você segura um aparelho o tempo toda a sensação que ele transmite afeta a sua funcionalidade. Ou, como Steve Jobs poderia dizer, a sensação que ele transmite é a maneira como ele trabalha.

     Todos os smartphones topo de linha fazem praticamente as mesmas coisas. A única razão para escolher este e não um outro é o gosto pessoal. A vantagem do iPhone é sua fabricação. Nenhum outro telefone chega perto.
     Uma última coisa. Sei o que vocês estão pensando: E a Apple Maps? É uma pergunta justa. Como foi amplamente divulgado, o novo aplicativo da Apple deixa muito a desejar. Sem dúvida, não funciona mesmo. Mas não acho que seja um problema tão grande, embora use o Maps o tempo todo. É uma falha temporária. O Google está trabalhando num novo aplicativo de mapas para o iPhone, e quando for lançado, daqui a um ou dois meses, quase todos os problemas serão resolvidos. Quase todos” porque a Apple não permitirá que aplicativos de terceiros sejam usados como serviço padrão. Portanto, ao clicar num endereço, o telefone ainda abrirá o mapa da Apple. Será um inconveniente, mas não fatal.
Se não estiverem dispostos a acreditar que a questão será resolvida, sugiro que esperem uns dois meses. O que eu não faria é comprar um telefone concorrente agora, somente por não gostar dos mapas da Apple. É um problema de software, e quase certamente será resolvido. Mas qualquer outro telefone que vocês comprarem agora terá um hardware inferior. E este é um problema permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário