segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A força das mídias




     Olá galera, a Foca novamente aparece na área tentando entender o que é hipermídia e transmídia, algo aparentemente confuso. Na verdade esses termos são muito mais fáceis de entender na prática do que na teoria, e talvez você nem saiba, mas participa assiduamente desse processo. Ficou curioso? A gente explica:
     Hipermídia é quando na estrutura da web os diversos pontos  se conectam formando o todo, ou seja, hipermídia é o meio de linguagem das novas mídias, as quais pertencem à internet. Os jogos de computadores, cinema interativo, programas de televisão interativos e os sistemas de comunicações funcionais, tudo está conectado a internet.
     Transmídia é a criação de inúmeras ferramentas de acesso e a geração de novos focos de interesse que são os atuais movimentos da indústria de entretenimento e publicidade. O conteúdo transmidiático se desenvolve em distintas plataformas, ou seja, cada acesso deve ser autônomo para que não seja necessário ver o filme para gostar do vídeo game (como em Resident Evill, por exemplo) ou ver a novela para gostar do grupo musical (no caso das Empreguetes da novela Cheias de Charme). O objetivo é obter o maior lucro possível sobre o determinado programa e misturar a ficção com a realidade.

     Você nem fazia ideia, mas hoje, mais do que nunca, enquanto jogamos o game mais indicado do momento, assistimos ao vídeo no Youtube que está estourando nas redes sociais, nada mais é do que fazer parte desse processo que vem ganhando força e o mais importante: lucro! Entendeu? Não? Mande suas duvidas e comentários. Até mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário