segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Afinal, o que são MEMES?



     A origem exata não se sabe, mas qualquer um que já tenha navegado na internet, já se deparou com um "Dorgas, parei", ou algo assim. A maioria das pesquisas sobre a origem dos memes citam Richard Dawkins, que em 1976 definiu meme como "uma unidade de evolução cultural" que se propaga de indivíduo para indivíduo. E engana-se quem trata os memes como apenas imagens ou "tirinhas", como o tal "forever alone". Eles podem ser vídeos, como o da Luiza que esteve no Canadá, frases, ou gestos, que já contagiaram as redes e viraram febre durante algum tempo.
     Cada meme também pode se reinventar, criando-se uma vertente diferente, como no caso do "Para nossa alegria", que conseguiu virar imagem, tirinha e até mudar o ritmo da música. E é aí que entra a participação do público: hoje com um desenho mal feito no Paint, um garoto de 15 anos pode conseguir criar um meme em questão de segundos. E a partir daí, outros internautas conseguirão interagir com suas opiniões, compartilhamentos, e até mesmo suas próprias versões que o deixam ainda sim, mais evidente. Partindo desse princípio, as redes sociais puderam aproveitar para se apoiarem nessas ações e fazer delas as principais atividades dos internautas conectados, que se divertem e interagem cada vez mais com um figura diferente.
     O fato é que para virar um meme, precisa cair no gosto popular.  A galera precisa aprovar, seja pela simplicidade ou pela graça, o meme precisa bombar! E caso seja necessário, sair do virtual e se tornar ferramenta de marketing, ou gíria entre certos grupos, e até aparecer em outras mídias. Sempre partindo de uma brincadeira, o que era apenas uma iniciativa engraçada de interação, hoje pode virar peça fundamental para a convivência nas redes sociais, que se tornam cada dia mais interessantes e devem boa parte desse mérito aos queridinhos memes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário